SEMED, Realiza Entrega das Atividades Curriculares da EJA, na Cidade e no Campo
Secretária professora Nara Macêdo; coordenadora da EJA, professora Francisca Alvarenga; e supervisores do campo.

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou durante a primeira quinzena do mês de agosto a entrega das atividades do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Cidade e no Campo.
A coordenadora da EJA, professora Francisca Alvarenga, destaca como vem sendo feito esse trabalho coletivo, a Semed vem realizando a entrega dos cadernos de atividades curriculares não presenciais por período letivo. Os alunos recebem as atividades impressas que são preparadas com o devido critério pela comissão de elaboração das atividades.
Vale ressaltar, também, o trabalho que vem sendo realizado através do Plantão Tira-Dúvidas. Atendendo as medidas de distanciamento social definidas pelas autoridades sanitárias, com finalidade de evitar e combater o avanço da pandemia causada pela Covid-19, considerando a autorização legal, em caráter excepcional, para oferta de aulas não presenciais, durante o período emergencial, enquanto perdurar a situação crítica da pandemia do coronavírus.
Nossa aluna da Alfabetização/EJA, Ana Eudes da Conceição, conseguiu realizar seu sonho que era aprender a escrever o seu nome. Dona Ana se matriculou na nossa escola U.E. Chapada das Mulatas, e a professora Artenisa com toda dedicação, elaborou atividades que a ajudaram nesse processo de aprendizagem, hoje ela veio entregar as suas atividades do segundo período e assinou o seu nome no controle de entrega e recebimento de atividades. Parabéns D. Ana por todo esforço, e que os mesmos possam servir de incentivo para toda a comunidade escolar.
A secretária municipal de Educação, professora Nara Macêdo, acompanha as entregas das atividades e ressalta que, diante da situação de pandemia, as escolas necessitaram buscar alternativas para que o aluno possa prosseguir usufruindo do seu direito à aprendizagem da melhor forma possível em meio à respectiva situação.
“A ênfase do referido sistema, dá-se na realização de atividades impressas, onde os professores elaboram as atividades, seguindo os documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e passando às unidades escolares, conforme cronograma específico, local em que, essas atividades são analisadas rigorosamente e organizadas pelas equipes gestoras” - ressalta a secretária.
Entrega das atividades da EJA, do 3º período, na escola U.I. Presidente José Sarney. Na oportunidade destacamos um momento alusivo ao "Agosto Lilás", que é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Assim, as atividades passam pelo núcleo de reprodução de material técnico pedagógico, onde avaliadas, e em seguida encaminhadas para equipe de reprografia onde são reproduzidas e organizadas. Só a partir daí, segue para distribuição, através das unidades escolares, observando e seguindo todo os protocolos de segurança.
Tanto na Cidade quanto no Campo (zona rural) a distribuição ocorre por meio das equipes gestoras das escolas e da SEMED, velando pela garantia da saúde das famílias. As equipes passam pelas regiões fazendo a entrega em suas respectivas escolas, às vezes até nas residências.
A secretária reforça que o momento exige da população cautela, e que a prefeita do Município, Ducilene Belezinha, não tem medido esforços para o suporte necessário. “Em meio ao momento tão difícil que estamos passando, essa metodologia de trabalho, mesmo, aparentemente, na sua simplicidade, é muito importante e significativa, tendo em vista que estamos oferecendo aos alunos, o direito mínimo, no que se refere ao ensino e aprendizagem”, concluiu.
Em um ano letivo escolar atípico, a SEMED não mede esforços e usa todas as alternativas possíveis para que os materiais didáticos cheguem aos estudantes que vivem nos lugares mais distantes do nosso município e todos tenham o acesso ao conhecimento.