Galeria Osita Garreto do Nascimento

Galeria Osita Garreto do Nascimento

Biografia

Osita Garreto do Nascimento

Osita Garreto do Nascimento (1945-2013), nasceu no dia 30 de  agosto de 1945 no povoado Barra do Jacú, zona rural do município de Chapadinha - MA, mas hoje uma localidade pertencente ao vizinho município de Mata Roma - MA. Em 1972, passou a morar na cidade de Mata Roma durante 03 (três) anos, voltando para Chapadinha no ano de 1975.

Filha de Florêncio Pereira do Nascimento (Ferreiro e Lavrador) e de Marina Barreto de Jesus (Costureira e Lavradora). Osita morou na zona rural até os 25 anos de idade trabalhando na roça com a família.

Em 1970, mudou-se para a cidade de Chapadinha para estudar, pois aprendera apenas alguns conhecimentos básicos na escolinha da localidade em que morava. Concluiu o magistério aos 33 anos, trabalhou inicialmente como Costureira, Bordadeira e Auxiliar de Serviços Gerais (ASG).

Dona Osita (como era conhecida), chegou a lecionar por dois anos na Escola Manoel Vieira Passos em Chapadinha, mas deixou de exercer a função por não se identificar com a profissão (tendo feito o curso por insistência de sua mãe).

Aposentou-se aos 65 anos de idade, trabalhando na Unidade Escolar Dr. Otávio Vieira Passos (Colégio Bandeirantes) como Auxiliar de Serviços Gerais.

A sua vida cristã foi bastante produtiva, pois foi catequista por 18 anos, participou da Legião de Maria, Apostolado da Oração, foi orientadora de pais para o batismo e também Ministra da Eucaristia.

Osita tinha um gosto especial pela leitura e também gostava de pesquisar e refletir sobre a vida. Andava sempre com um caderninho e uma caneta para anotar ideias e observações. Aos 57 anos, teve a ideia de escrever o livro, intitulado “São Luís - 400 Anos”, que foi publicado no ano de 2012. Escreveu ainda: “Significado de Nomes Próprios”, “Nomes Bizarros ou Fora do Comum”, “Tipos de Danças”, “Fragmentos” e “Terra Natal” (cordel), sendo que esses cinco últimos não chegaram a serem publicados.

Osita Garreto do Nascimento, faleceu em 20 de fevereiro de 2013, deixando seu legado para o Município de Chapadinha e região.

LINK DE ACESSO -LIVROS OSITA GARRETO